Identificamos por pesquisa de clima organizacional e do perfil dos servidores suas aspirações especificas de conhecimento. A pesquisa foi realizada em parceria com a diretora da Escola do Parlamento, Rosângela e seus colaboradores diretos, entre os dias 10 e 17 de janeiro e ouviu noventa funcionários, efetivos e comissionados, de um total de 137 servidores desta Casa de Leis.
É inédito o fato de uma Câmara Municipal ter 80% dos seus servidores com curso superior, destacou o professor. Ao analisarmos os questionários de resposta verificamos um indicador surpreendente em termos de qualificação de nível superior, talvez um dos mais elevados do país em relação as mais de cinco mil câmaras municipais, inclusive nos cargos em comissão.
Três aspectos organizacionais foram relevantes nesta pesquisa. A demanda por formação permanente. A disposição de interação educacional com os habitantes. A satisfação em trabalhar remotamente durante a pandemia. “Quero dizer que são faces de um mesmo diagrama, no sentido da cultura organizacional, porque os servidores escolheram áreas de sua preferência para formação continuada; demonstraram interesse no compartilhamento social dos conhecimentos profissionais e dispuseram-se a tornar mais efetivo o aprendizado digital imposto pela circunstância tecnológica e, também, sanitária”, analisou o pesquisador.
Para o presidente da Casa, advogado Celso Itiki, representado pelo vereador Paulinho Lenha, durante a exposição da pesquisa, “Estamos aqui para representar e defender de forma justa o equilíbrio entre o poder público e os cidadãos. A Câmara tem o papel de educar para o exercício da cidadania a partir do benefício da qualificação profissional disponibilizado nesta gestão. Nós o faremos para a sociedade e o faremos com legitimidade e conhecimento atualizado.
Desejamos, então, que a proposta de qualificação através de cursos e palestras do IGM para os servidores e para os habitantes de Cotia contribua substancialmente para o incremento da participação popular na elaboração de leis e, com isso, na melhor representatividade dos vereadores.
O diretor geral do IGM, professor Rodrigo Lemos, lembrou ainda que a missão do IGM é cooperar e instruir para o desenvolvimento humano com projetos e ações capazes de solucionar as demandas educacionais e ambientais. A Câmara de Cotia da um passo adiante em relação as demais do interior de São Paulo, no sentido de buscar através da educação para a cidadania uma nova oportunidade de aprendizado e exercício democratizante.
Assessoria de Imprensa